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terça-feira, 14 de junho de 2011

Grupos e Equipes de Trabalho


Fonte
Um grupo se caracteriza pela centralização nos próprios objetivos, é uma união que se interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando objetivos inter-relacionados.  As equipes desempenham várias funções ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamente esse, os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo. Uma equipe é caracterizada pela diferença na forma de comportamento quando os mesmos se juntam e se relacionam tem três propriedades específicas que são:  
Quando um grupo se transforma numa equipe, há entre os membros:
• Confiança;
• Empatia;
• Respeito à individualidade;
• Comunicação aliada à interação;
• Afetividade;
• Afinidade.

Ø  As ações dos indivíduos devem ser interdependentes e coordenadas;
Ø  Cada membro deve ter um papel específico e determinado;
Ø  Deve haver tarefa com o mesmo objetivo.

Diferença entre grupo e equipe:

Grupo
Equipe
Trabalhar “sozinho”
Trabalhar “Juntos”
Ênfase nas habilidades técnicas;
Ênfase nas habilidades interdisciplinares (interpessoal);
Atividades e tarefas estritamente definidas;

Tarefas (habilidade e conhecimento
amplo)
Coordenadores determinam o trabalho
Coordenadores e equipe determinam e
planejam juntos
Informações restritas ao coordenador
Informações compartilhadas entre todos
Recompensa no desempenho individual
Recompensas individuais e de equipe
Assumir riscos é desencorajado e punido
Assumir riscos é encorajado

Os quatro conceitos importantes explicam o comportamento em grupos:

Papeis
Cada pessoa em seu grupo ou equipe tem uma função determinada, ou seja, os cargos podem se diferenciar de pessoa para pessoa. Existem os papeis formais e os informais; os papeis formais são designados pela organização e é parte da descrição formal do trabalho. Os papeis informais surgem a parti das interações do grupo, os grupos podem criar papeis que não existem formalmente.

Normas

Uma organização pode ser regida por regras, como o uso de trajes apropriados, maneira certa de se portar em determinadas situações, e etc. As normas são regulamentos de comportamentos informais aceitas pelos membros de um grupo de trabalho. O indivíduo para ser bem aceito no grupo deve se ajustar a esses regulamentos.

Coesão do Grupo
A coesão do grupo consiste no conjunto de forças que atrai os membros do grupo e o mantém unido, é um fenômeno do grupo para que ele permaneça unido. Um grupo unido tende a ser mais satisfeito e motivado na busca da realização de seus objetivos segundo alguns estudos, em outros não teve relações significativas.

Perda no Processo
Todo esforço e tempo desperdiçado em atividades que não se relacionam diretamente com a produção ou o alcance dos objetivos são chamados de perda no processo. Essas perdas podem ser ocasionadas, por exemplo, em soluções de conflitos no grupo.

Importantes conceitos explicam o comportamento em equipes;

Envolvimento da Equipe
O conceito “envolvimento da equipe” resume-se no comprometimento de um indivíduo com a sua equipe, na força do seu empenho. Uma pessoa com alto envolvimento com a equipe, está associado a um alto desenvolvimento da equipe.

Modelo Mental de Equipe

Um modelo mental de equipe, diz respeito ao entendimento comum entre os membros quanto às tarefas a ser realizada, a equipe, a o equipamento e a situação. Para que uma equipe desempenhe com eficácia suas tarefas deve haver um modelo mental de equipe suficientemente compartilhado.

Desempenho do grupo

As pessoas expiram umas as outras a serem melhores do que seriam sozinhas. Existem algumas tarefas que exige a coordenação de esforços de duas ou mais pessoa tarefas essas que uma pessoa sozinha seria impossível resolver. O desempenho das tarefas pode ser também influenciado pela presença de outras pessoas. A presença de outros indivíduos aumenta a tensão psicológica, e tem efeito sobre o desempenho das tarefas.

As lideranças, que querem obter sucesso no mundo globalizado de hoje, trabalham para formar “equipes” de trabalho.

Fonte: Grupos e Equipes de Trabalho em Psicologia Aplicada a Administração.

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